Contagem total de linfócitos e sua relação com parâmetros clínicos e nutricionais em pacientes candidatos à cirurgias.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12873/443lima

Palabras clave:

Avaliação Nutricional, Estado nutricional, Desnutrição, Procedimentos cirúrgicos, Contagem de Linfócitos

Resumen

Objetivo: Associar a contagem total de linfócitos com variáveis clínicas e do estado nutricional em pacientes candidatos a cirurgias.

Métodos: Estudo observacional, de caráter transversal, realizado na clínica cirúrgica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - AL. A contagem total de linfócitos foi obtida a partir de fórmula pré-estabelecida, permitindo a classificação do nível de desnutrição em depleção leve a grave. Foram coletados dados sociodemográficos; clínicos, como tempo de internamento, tipo e severidade da cirurgia e desfecho clínico; dados antropométricos, incluindo peso, altura, circunferências e pregas cutâneas; e níveis séricos de albumina, para verificação de possíveis significâncias estatísticas com a contagem total de linfócitos. Foi adotado o valor de 5% para rejeição da hipótese de nulidade.

Resultados: A amostra foi composta por 109 pacientes, sendo 54,1% do sexo feminino, com média de idade de 54,4±14,3 anos. Segundo a contagem total de linfócitos, 47,7% (n=50) dos pacientes apresentaram algum grau de depleção, condição evidenciada principalmente nos indivíduos do sexo masculino (58,3% nos homens versus 38,6% nas mulheres; p=0,044). Houve associação do desfecho clínico com a contagem total de linfócitos, onde pacientes desnutridos apresentaram mais alta sem a realização do procedimento cirúrgico (p=0,017). Em análise estratificada pelo nível de depleção da linfocitometria, aqueles classificados nas categorias de moderada a grave apresentaram eutrofia ou desnutrição pelo IMC (p=0,008), desnutrição pela área muscular do braço corrigida (p=0,031) e pela espessura do músculo adutor do polegar dominante (p=0,048). A contagem total de linfócitos se correlacionou diretamente com a albumina (p<0,001).

Conclusão: A contagem total de linfócitos apresentou significância com parâmetros antropométricos convencionais e níveis séricos de albumina nos pacientes cirúrgicos. Ressalta-se que o marcador em questão pode ser obtido a partir de valores do hemograma, exame rotineiramente realizado no pré-operatório.

Publicado

26-06-2024

Cómo citar

Mariana Gomes de Lima, Raiza Zacarias Costa, Julee Stephani Gomes Alves, Stéfany Crislayne Rocha da Silva, Janatar Stella Vasconcelos de Melo Me-Mpomo, Poliana Coelho Cabral, & Maria Izabel Siqueira de Andrade. (2024). Contagem total de linfócitos e sua relação com parâmetros clínicos e nutricionais em pacientes candidatos à cirurgias. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria, 44(3). https://doi.org/10.12873/443lima