Perfil nutricional e bioquímico de pacientes submetidos ao transplante renal.
DOI:
https://doi.org/10.12873/443cavalcante2Palabras clave:
Evaluación Nutricional, Trasplante de Riñón, Trastornos del Metabolismo de los LípidosResumen
Introdução: No transplante renal, um rim saudável de um doador vivo ou falecido é implantado e através de uma cirurgia, para exercer as funções de filtração e eliminação.
Objetivo: Avaliar o estado nutricional e alterações bioquímicas em pacientes transplantados renais no 1º e 6º mês pós-transplante.
Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, comparativo e descritivo com 93 pacientes submetidos ao transplante renal. Coletaram-se dados demográficos, clínicos, bioquímicos e parâmetros antropométricos. A avaliação do estado nutricional se deu pela classificação de índice de massa corporal.
Resultados: A média de idade foi de 43.74±9.96 anos. Doença de base diagnosticada mais prevalente foi hipertensão arterial sistêmica (21.50%). No primeiro mês 48.38% da população cursavam com eutrofia e esse percentual teve um aumento de 4.3% comparado ao sexto mês. Todas as variáveis analisadas através de exames bioquímicos tiveram evolução significativa tendo como referência p<0,05.
Discussão: Todos os exames bioquímicos analisados apresentaram redução significativa (p<0,05) no pós-transplante. Houve redução também do número de pacientes classificados como desnutridos, sobrepeso e obesos, com aumento do número de pacientes eutróficos.
Conclusão: Concluiu-se que houve melhora estatisticamente significante nos valores de colesterol, triglicerídeos, glicemia em jejum em pacientes após 6 meses de Transplante renal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2024 Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los lectores pueden utilizar los textos publicados de acuerdo con la definición BOAI (Budapest Open Access Initiative)