Força muscular em crianças e adolescentes hospitalizados com cardiopatia congênita

Autores/as

  • Camila de Souza RÊGO
  • Claudia Porto Sabino PINHO

DOI:

https://doi.org/10.12873/404pinho

Palabras clave:

Cardiopatias congênitas, força muscular, estado nutricional, sarcopenia

Resumen

Introdução: A desnutrição é um achado comum em crianças e adolescentes que apresentam cardiopatia congênita e a força muscular é um parâmetro que vem sendo considerado um bom indicador para detecção precoce dessa condição.
Objetivo: Avaliar a força muscular, através da força de preensão palmar (FPP) em crianças e adolescentes hospitalizados com Cardiopatia Congênita (CC).

Métodos: Estudo transversal, realizado em um hospital universitário referência em cardiologia no Estado de Pernambuco, em que foi mensurada a força muscular, através de FPP, de 32 crianças e adolescentes com CC e idade entre 6 e 15 anos. A FPP foi avaliada por dinamometria, com equipamento digital Jamar. Foram avaliados também parâmetros e índices antropométricos: Circunferência Braquial (CB), Prega Cutânea Tricipital, Circunferência Muscular do Braço (CMB) e os índices Estatura/Idade (E/I) e Índice de Massa Corpórea/Idade (IMC/I) para indivíduos de 6 a 15 anos e somado a esses, o índice Peso/idade (P/I) para crianças de 6 a 10 anos.

Resultados: A média de idade foi 9,9 ± 2,9 anos. Foi verificado que 6,3% tinham desnutrição segundo o indicador P/I e 18,8%, segundo o indicador IMC/I. A baixa estatura foi evidenciada em 15,6% da amostra e a baixa reserva muscular em 43,8%. A baixa força muscular foi evidenciada em 96,9% dos pacientes e destes, 43,8% também possuíam baixa reserva muscular de acordo com a CMB. Conclusões: As crianças e adolescentes com CC apresentam baixa força muscular, refletindo uma funcionalidade comprometida. A FPP reduzida foi acompanhada por baixa reserva muscular em quase metade dos pacientes, indicando que esse público pode constituir um grupo de risco para a sarcopenia. 

 

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

RÊGO, C. de S., & PINHO, C. P. S. (2020). Força muscular em crianças e adolescentes hospitalizados com cardiopatia congênita. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria, 40(4). https://doi.org/10.12873/404pinho

Número

Sección

Artículos originales