Changes in weight and body composition during the first year at a public university in northeastern Brazil
DOI:
https://doi.org/10.12873/414leilaPalavras-chave:
Keywords: University students. Weight gain. Body composition. Body fat. Lean mass.Resumo
Objetivo:avaliar as variações no peso e na composição corporal de universitários de uma instituição publica do Nordeste brasileiro durante o primeiro ano de vida acadêmica.
Métodos:variações no peso, índice de massa corporal (IMC), cincunferência da cintura (CC) e percentual (%) e valor absotuto (Kg) de gordura corporal (GC) e massa magra (MM), foram investigados em uma coorte de 148 universitários.
Resultados: Houve um ganho estatisticamente significante entre os homens no que se refere ao peso (1,0Kg) e IMC (0,4Kg/m2). Um aumento estatisticamente significante na CC foi observado para a amostra como um todo (1,1cm). 50,7% dos estudantes ganharam peso, e dentre estes a média de ganho foi de 2,87 ± 2,08kg. Para o grupo todo e para as mulheres, observou-se uma correlação positiva do ganho em peso com a GC (% e Kg) e com a MM (Kg), e uma correlação negativa com MM (%).Nos homens o ganho empeso se correlacionou de maneira positiva com a massa magra (Kg).
Conclusão:O primeiro ano de vida acadêmica foi caracterizado por um ganho discreto de peso e gordura corporal pelos estudantes. Segundo o sexo, o ganho em peso parece ter sido resultado do aumento de massa de massa muscular para os homens e massa gorda paras as mulheres.
Palavras -chave: Estudantes universitários. Ganho de peso. Composição corporal. Massa gorda. Massa magra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2021 Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Los lectores pueden utilizar los textos publicados de acuerdo con la definición BOAI (Budapest Open Access Initiative)