Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-12-15. Leia a versão mais recente.

Consumo de energia, macronutrientes e antioxidantes de pacientes com câncer em tratamento clínico: um estudo transversal

Autores

  • Maria Luiza Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patrícia Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados
  • Sheilla Departamento de Medicina Preventiva, Universidade de São Paulo – USP
  • Maria Claudia Bernardes Spexoto Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.12873/404bernardes

Palavras-chave:

Ingestão alimentar, Antioxidantes, Neoplasias

Resumo

Introdução: Entre os tratamentos propostos para o câncer, a quimioterapia é o mais comum. Devido aos sintomas e a toxicidade desencadeados pela quimioterapia, os pacientes em tratamento podem apresentar ingestão alimentar reduzida e, consequentemente, diminuição da imunidade, redução da adesão ao tratamento e ainda desnutrição calórico proteica.

Objetivo: Avaliar o consumo de energia, macronutrientes e antioxidantes de pacientes com câncer em tratamento clínico e compará-lo com as recomendações nutricionais, além de estabelecer a frequência semanal de consumo de alimentos destes pacientes.

Métodos: Estudo transversal com delineamento amostral não probabilístico. Estimou-se o consumo de energia, macronutrientes e micronutrientes antioxidantes e a ingestão foi comparada com a necessidade nutricional, utilizando intervalo de confiança de 95%. O questionário de frequência alimentar foi utilizado para avaliar o consumo semanal de alimentos. Para o cálculo da quantidade consumida de cada alimento utilizou-se a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Para os testes estatísticos adotou-se nível de significância de 5%.

Resultados: Participaram deste estudo 135 pacientes oncológicos (64,4% eram mulheres). O diagnóstico de câncer de mama foi o mais prevalente (29,6%) e 45,5% apresentaram excesso de peso. O consumo de energia e macronutrientes, em ambos os sexos, não atingiu o recomendado, assim como dos antioxidantes vitamina E e selênio. O consumo de zinco também se apresentou abaixo do recomendado para os homens.  Frutas frescas (78,5%), vegetais (76,3%) e o arroz (76,3%) foram os alimentos consumidos diariamente pela maioria dos pacientes.

Conclusão: A ingestão dietética dos pacientes com câncer avaliados não atingiu os níveis recomendados de energia, macronutrientes e alguns micronutrientes antioxidantes. O consumo inadequado gera preocupações, pois são componentes importantes para auxiliar no tratamento e na recuperação dos pacientes.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Versões

Como Citar

Fidelis Silva, M. L. ., Oliveira Lopes Freitas, P. C., Oliveira Faria, S., & Bernardes Spexoto, M. C. (2020). Consumo de energia, macronutrientes e antioxidantes de pacientes com câncer em tratamento clínico: um estudo transversal. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria, 40(4). https://doi.org/10.12873/404bernardes

Edição

Seção

Artículos originales

Categorias