Implantação do protocolo multimodal ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória) na especialidade de urologia de um hospital oncológico.

Autores/as

  • Vivian Plaça Teixeira
  • Camila Polakowski
  • Murilo De Almeida
  • Jonatas Luiz Pereira
  • Alzemir Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.12873/403vivian

Palabras clave:

Procedimentos cirúrgicos, dieta, pacientes internados.

Resumen

Introdução: O ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória) é uma estratégia de cuidados que tem como objetivo reduzir o estresse cirúrgico, manter a função fisiológica no pós-operatório, em menores taxas de morbidade, recuperação mais rápida e menor permanência hospitalar.
Objetivo: Avaliar a implantação do ACERTO em pacientes submetidos a cirurgias urológicas, em um hospital oncológico, resultados clínicos, sintomas e complicações no pós-operatório e tempo de internamento.
Métodos: Houve treinamento prévio sobre o trabalho para a equipe de enfermagem e médicos prescritores para garantir adesão ao ACERTO. Os pacientes inclusos passaram por atendimento nutricional, abreviação do jejum pré-operatório, realimentação precoce no pós-operatório e demais elementos
do protocolo. Todos os dados relevantes foram coletados prospectivamente no grupo estudado e retrospectivamente no grupo controle após inclusão dos pacientes no estudo. 
Resultados: A maioria dos pacientes não apresentou nenhum sintoma no primeiro dia de pós-operatório e nenhuma complicação no período de 30 dias de pós-operatório em ambos os grupos, sendo que para o sintoma de vômito houve diferença estatística significativa (p<0,05), sendo mais frequente entre o grupo pré-ACERTO. Entre as demais variáveis não houve diferença estatística significativa. Em relação ao tempo de permanência hospitalar nota-se diferença estatística significativa (p<0,05) entre os dois grupos analisados, sendo que o grupo pós-ACERTO ficou menos tempo internado.
Conclusão: A implantação do ACERTO é segura, viável e está associado a melhores resultados. Porém, diante das dificuldades encontradas, nota-se ainda resistência na mudança de dogmas cirúrgicos. Portanto, são necessárias novos estudos com intenção de sugerir outas estratégias para a sua implantação, a fim de aumentar a utilização desta abordagem.

 

Publicado

02-11-2020

Cómo citar

Plaça Teixeira, V., Polakowski, C., De Almeida, M., Luiz Pereira, J., & Santos Junior, A. (2020). Implantação do protocolo multimodal ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória) na especialidade de urologia de um hospital oncológico. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria, 40(3). https://doi.org/10.12873/403vivian

Número

Sección

Artículos originales

Categorías