Effects of an interdisciplinary program to promote the health of overweight or obese adolescents on the consumption of inflammatory and anti-inflammatory foods.

Isabelle Zanquetta Carvalho

Autores/as

  • Isabelle Zanquetta Carvalho Vitor Ferreira de Carvalho
  • Isabella Sartori Alvares Aceti
  • Déborah Cristina de Souza
  • Braulio Henrique Magnani Branco
  • Paulo Leonardo Marotti Siciliano
  • Isabela Cabral Martins
  • Ana Carolina Vieira Comar

DOI:

https://doi.org/10.12873/443zanquetta

Palabras clave:

Eating Behavior, Health Promotion, Interdisciplinarity, Adolescent Health.

Resumen

Contexto: o excesso de peso é um importante problema de saúde pública. Devido à complexidade da obesidade na adolescência, é necessário que o tratamento para recuperação da saúde seja interdisciplinar. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar em adolescentes com excesso de peso sobre o consumo de alimentos inflamatórios e antiinflamatórios. Métodos: O projeto teve duração de 14 semanas e foi dividido em três etapas: recrutamento de dois participantes e coleta de dados; intervenções interdisciplinares, que incluem a participação simultânea de dois países e avaliações. O consumo alimentar foi mensurado no início e ao final das intervenções, por meio de registro alimentar de três dias. Os valores médios de calorias e nutrientes são utilizados para a criação de IID. Para a categorização do IDI são considerados valores elevados (+1) para o efeito pró-inflamatório e valores mais baixos (-1) para o efeito anti-inflamatório. Foi utilizado um teste pareado para comparar os momentos antes e depois da intervenção. Resultados: a análise assumiu nível de significância de 5%. Foi observada redução no consumo de carboidratos, lipídios totais, colesterol e gordura saturada após a intervenção. Por outro lado, as fibras, proteínas, vitaminas A, D, E, B3, B6, B9, B12 e C e os minerais ferro, senio, magnésio e zinco aumentarão significativamente. O valor IID tornou-se mais antiinflamatório para gordura saturada. Melhora foi observada para vitaminas (A, D, E, B3, B6, B9 e C), minerais (selênio, magnésio e zinco) e antioxidante (flavonol-3-ol), mais significativamente para B6, B9, C e magnésio. Conclusão: Conclui-se que uma intervenção interdisciplinar realizada durante 12 semanas em adolescentes com excesso de peso e seus responsáveis ​​contribui para uma ingestão alimentar menos inflamatória.

Descargas

Publicado

26-08-2024

Cómo citar

Zanquetta Carvalho, I., Isabella Sartori Alvares Aceti, Déborah Cristina de Souza, Braulio Henrique Magnani Branco, Paulo Leonardo Marotti Siciliano, Isabela Cabral Martins, & Ana Carolina Vieira Comar. (2024). Effects of an interdisciplinary program to promote the health of overweight or obese adolescents on the consumption of inflammatory and anti-inflammatory foods.: Isabelle Zanquetta Carvalho. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria, 44(3). https://doi.org/10.12873/443zanquetta

Número

Sección

Artículos originales

Categorías

Artículos más leídos del mismo autor/a